top of page

AGORA É LEI, GALINHA CANELA-PRETA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DO PIAUÍ


O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou o Projeto de Lei que torna patrimônio histórico, cultural e genético do Piauí a galinha caipira da raça Canela-Preta. O PL é de autoria da deputada Elisângela Moura (PCdoB).


"A presença da raça ‘Canela-Preta’ foi encontrada na maioria dos municípios piauienses, sendo o município de Queimada Nova considerado o berço da raça, daí a importância de termos essa ave como patrimônio nosso, a legítima do povo Piauiense”, destacou a parlamentar através de redes sociais.


O PL recebeu críticas na época em que foi aprovado em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí, em agosto desse ano. Por sua vez, a parlamentar explicou que a aprovação, além de fazer parte da cultura do povo, é uma forma do legislativo promover políticas públicas para quem tem o animal como fonte de renda no Estado.


O Governo do Estado já implantou o Programa de Apoio a Criação de Galinha Caipira, que distribui matrizes da raça canela preta, que são compradas por meio de uma operação de credito na Agência de Fomento do Estado do Piaui.


Através do projeto, a Agência de Fomento financia uma parte dos custos da produção, com juros inferiores aos praticados no mercado e o Governo do Estado entra com a contrapartida na assistência técnica e no apoio à comercialização.

6 visualizações0 comentário
bottom of page