top of page

CULTURA ERUDITA

Atualizado: 30 de out. de 2021

A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa. Os colonizadores trouxeram para os territórios apropriados a sua cultura hegemônica e forçaram os povos nativos a aderirem-na.



Como parte desse movimento, a cultura erudita chegou às Américas e à África como uma forma de produção cultural supostamente superior, por ser fruto de uma técnica artística esteticamente mais elaborada. No entanto, essa visão pode causar o preconceito cultural e reduzir o valor estético da cultura popular.


Como surgiu a cultura erudita?

A cultura é um fenômeno comum a qualquer agrupamento humano. Em qualquer lugar do mundo em que seres humanos vivam em conjunto, eles criam cultura. A cultura é definida como um conjunto de tradições, hábitos, linguagem, arte, idioma, religião e todos os outros elementos que constituem a identidade de um povo. No caso específico, ao falarmos de cultura erudita, falamos apenas de elementos estéticos e artísticos produzidos por uma certa tradição.

4 visualizações0 comentário
bottom of page