O governador do Piauí Wellighton Dias (PT), que é também é presidente do Consórcio Nordeste, afirmou que os gestores estaduais irão apresentada uma alternativa para a redução do preço da gasolina. De acordo com ele, com a medida, o combustível poderá ser reduzida para R$ 4,50.
A proposta será apresentada em uma reunião entre os governadores dos estados e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (União Brasil), que deve acontecer nesta quinta-feira (21). A iniciativa é baseada no Fundo de Equalização de Combustíveis em conjunto com todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Essa é uma medida adotada na tentativa de frear, no Congresso, a proposta que poderá mudar a cobrança do imposto sobre a Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS). Segundo Dias, ao alteração na cobrança ICMS, poderá levar a uma perda de arrecadação de R$ 24 bilhões. Segundo o petista, na reunião será tratado também sobre a reforma tributária.
“Temos uma proposta pronta, juntamente com o senador Roberto Rocha (PSDB). Com a proposta do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributações dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) podemos chegar a um entendimento da reforma tributária, que vai gerar renda e vai acabar com essa guerra fiscal, além de permitir condições de fazer o Brasil crescer”, destacou Wellington.
