top of page

Instituto de Meteorologia emite novos alertas de chuva para boa parte do Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesse sábado (05), dois novos alertas de chuva para o Piauí. Os avisos são válidos até às 10h de amanhã (06) e chamam atenção para chuvas intensas. O primeiro aviso, de Perigo (Laranja), alerta para chuvas intensas no litoral do Piauí, compreendendo as regiões Centro-Norte e Norte do Estado. Para esses municípios, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 a 100 milímetros/dia. Os ventos devem ser intensos, com velocidade que pode variar de 60 km/h a 100 km/h. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e de descargas elétricas.


(Fotos: Reprodução/Inmet)


O segundo aviso de perigo potencial (Amarelo), prevê chuvas intensas nas regiões Centro-Norte, Norte e Sudeste do Piauí. A chuva pode ter entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 milímetros/dia. Os ventos serão intensos, com velocidade entre 40 km/h a 60 km/h, mesmo assim, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.



Para Teresina, a previsão para a noite deste sábado é de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já neste domingo, o dia pode começar nublado, com pancadas de chuvas isoladas. À tarde, muitas nuvens podem se formar, provocando pancadas de chuva e trovoadas isoladas, seguindo até a noite. E a segunda-feira (07), deve amanhecer com muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas.

O Inmet dá algumas orientações para dias chuvosos:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

  • Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

1 visualização0 comentário
bottom of page