A nova especulação nos bastidores da política é sobre uma aliança entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). A aproximação envolveria políticos do PSB, que pretendem filiar o tucano – prestes a deixar o partido que ajudou a fundar – e colocá-lo como vice na chapa presidencial do petista.
Os dois, no entanto, nunca foram próximos – muito pelo contrário, há um histórico bastante grande de ataques entre ambos. Na campanha de 2006, quando se enfrentaram na disputa pelo Planalto, por exemplo, as campanhas na TV e os debates foram marcados por ataques mútuos.
Alckmin cansou de questionar o PT sobre o “dossiê dos aloprados”, um documento com acusações falsas usado contra José Serra na campanha anterior e que teria sido produzido por petistas.
Alckmin também disse que Lula sabia dos casos de corrupção no seu governo, quando explodiu o escândalo do mensalão. “Como é que pode não saber o que se passou na sala ao lado?”, perguntou para Lula em um dos debates.
Lula também criticou bastante os tucanos pelas privatizações ocorridas no governo FHC. O debate sobre o tema ganhou tração popular, o que obrigou Alckmin a protagonizar a inusitada cena de fazer campanha usando um colete contra as privatizações.

Veja