top of page

Sites de órgãos públicos do Governo do Piauí são retirados do ar por causa de hacker

Os sites e sistemas online do Governo do Piauí foram retirados do ar de forma preventiva na manhã desta sexta-feira (10). Segundo a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), foram detectadas tentativas de ataques de hacker no sistema do Governo do Piauí.


Por isso, sites do Departamento Nacional de Trânsito-Piauí (Detran-PI) e dos demais órgãos do Governo do Estado estão fora do ar. O site da Alepi Piauí, também está fora da ar. Os serviços devem retornar à normalidade ainda nessa sexta-feira (10).


O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada dessa sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.


A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante começou a ser exigido na rodoviária, passageiros não conseguiram embarcar.


No Piauí, houve filas para a vacinação. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) usa um aplicativo alternativo para registrar as doses aplicadas. Contudo, o novo aplicativo solicita mais dados na hora do cadastro, o que causa uma demora no atendimento.


A ATI do Governo do Piauí informou ainda que as tentativas de ataque não tiveram sucesso, e não houve invasão no Data Center do Governo, e nem perda de dados. Ainda segundo a ATI, outros sistemas a nível nacional estão sendo alvo de ataque de hackers.


A retirada do sistema do ar causou instabilidades em outros sistemas que são dependentes, os chamados subdomínios vinculados ao site pi.gov.br, como os sites de prefeituras, como os sites da Prefeitura de Teresina.


Leia abaixo os comunicados da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo do Piauí e da Empresa Teresinense e Processamento de Dados (Prodater) sobre o ocorrido:


Agência de Tecnologia da Informação (ATI)

A Agência de Tecnologia da Informações do Piauí (ATI) informa que vários sistemas em nível nacional estão sendo alvo de ataques e foram detectadas tentativas no sistema do Governo do Piauí, que foi retirado do ar como medida de prevenção.

A ATI ressalta que não ocorreu nenhuma invasão no seu Data Center, bem como não houve perda de dados. O serviços devem retornar à normalidade ainda nesta sexta-feira (10).


Empresa Teresinense e Processamento de Dados (Prodater)

NOTA À IMPRENSA

A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura.

A ATI do Estado do Piauí nos informou que irá emitir uma nota oficial informando o problema.

Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que está acontecendo.




G1 Piauí

0 visualização0 comentário
bottom of page